Freio de Mão e Candango-2    (texto de Helio Silveira Jr)

A informação que disponho é que, até o ano de 1960 todos os Jipes DKW fabricados eram 4X4 e com a alavanca de freio de mão posicionada entre os bancos dianteiros. Seu acionamento se dava através de um cabo único que ia da alavanca diretamente ao pequeno tambor de freio situado na entrada do diferencial traseiro. Com o eixo-cardã no local, o freio de estacionamento atuava desta forma nas 4 rodas.

Quando os proprietários retiravam o eixo-cardã, o acionamento passava a se dar apenas nas rodas traseiras mas o sistema continuava o mesmo.

A partir de 1960, quando da mudança de nome de  Jipe DKW para Candango e com o inicio da produção dos Candangos 2 houve uma mudança na configuração do banco dianteiro, que aumentou, se tornando uma peça só. Assim a alavanca teve que ser reposicionada para o lado esquerdo do motorista. Acontece que o sistema de acionamento não mudou. Se você olhar um carro 1961 verá que, da alavanca do lado esquerdo parte um eixo rígido que a liga ao sistema antigo, ainda posicionando no centro do veículo. Isso era igual tanto nos Candangos 4 quanto nos Candangos 2. Assim, o reposicionamento da alavanca de freio não tem ligação com o fato do Candango ser 4 ou 2, mas sim com a adoção do banco inteiriço na dianteira.  Desta forma, Jipes até 1960 tem obrigatoriamente a alavanca posicionada no meio do carro. Os carros a partir de 1960, já sob denominação Candango tem a alavanca obrigatoriamente posicionada no lado esquerdo do motorista. Agora o mais difícil é descobrir a partir de que numeração de chassi isso ocorreu em 1960.

Agora, sobre a mudança que pretende fazer, existem duas alternativas:

1) Você pode manter o sistema atual, isto é, com o acionamento do freio diretamente no tambor localizado na entrada do diferencial traseiro. O prejuízo disso é a necessidade de se manter o diferencial traseiro instalado, bem como as cruzetas e os semi-eixos. Tudo isso é peso extra, mais manutenção, dificuldade na hora de trocar as lonas do freio de estacionamento e mais desgaste de peças sem necessidade (engrenagens do diferencial, cruzetas, semi-eixos, etc.).

2) Mudar o sistema para o sistema dos Candangos 2. Esses carros usavam os tambores e espelhos de roda dos automóveis Vemag. Assim é fácil encontrar essas peças ainda hoje e fazer a troca. Basta substituir os espelhos e tambores do Candango pelo do automóvel. No caso do acionamento você pode manter o atual até um ponto do carro e depois instalar um cabo unindo as duas alavancas de acionamento das rodas. Esse cabo passa por uma peça em forma de meia lua, parecida com as utilizadas nos freios de bicicleta. Essa peça é presa ao cabo que vem da alavanca. Tudo muito simples.

Eu utilizei no meu Jipe 1960 durante muito tempo a alternativa 1 para tentar manter um máximo de originalidade. Porem a vontade de preservar meu diferencial e também reduzir peso transportado me fez aderir a alternativa 2 faz um ano. Em tempo, meu Jipe tem alavanca de freio no meio do carro, por isso digo que não é um Candango e sim um Jipe DKW.

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