Escapamento DKW   (texto de José Pires)

 

 

Vou tentar explicar a importância do Charuto no DKW  e do Banjo no Candango:

Tanto no motor DKW, como em qualquer motor 2T, o sistema de escapamento é de vital importância, não só para garantir uma reserva de lubrificação dos anéis, pistão e cilindro, como também dar força ao motor em determinada faixa de trabalho e controlar o desperdício de combustível (consumo).

Para cada motor 2T, existe um projeto de escapamento, dependendo da cilindrada, faixa de RPM que se vai operar e uso do motor, e vários outros fatores. O dito cujo é dimensionado de acordo com as necessidades.

Tudo é meio complexo e misterioso, pois se trata do assunto MECÂNICA DOS FLUIDOS da Física; tendo em conta que tanto os gases queimados como os da mistura nova que entram no cilindro, são fluidos que tem um peso e estão submetidos a uma alta velocidade, portanto dotados de uma certa inércia (adquirem embalo) ok.
 

Fica mais fácil explicar, se por exemplo “não” existisse o escapamento: já que o motor 2T realiza ao MESMO TEMPO a descarga e alimentação do cilindro(transferência),ocorreria uma forte tendência da mistura nova que está entrando na câmara de combustão, ser arrastada junto com os gases queimados para fora do motor com enorme rapidez, já que não existe algo que segure e reduza a velocidade dos gases de saída (função do charuto ou Banjo no Candango ) proporcionando assim um mal aproveitamento da mistura a ser comprimida e também uma perda de lubrificação, visto que na fumaça que sai, ainda tem gotas de óleo capaz de auxiliar na lubrificação do cilindro.
 

 

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