Quanto
a
cor
do
Candango,
depende do
ano
do
mesmo,
o 1959
por
exemplo,
saia
de
fábrica
na
cor
verde
escuro
com
faixas
brancas e
também
numa
cor
ocre/mostarda
apagado
com
faixas
cinza.
Mas
a
cor
que
mais
saiu
durante
todos
os
anos
em
que
foi fabricado é o
VERDE
MAR
(verde
claro),
inclusive
possuo
um
nesta
cor,
nos
dias
de
hoje
o
nome
da
tinta
é o
VERDE
CARIBE (fácil
de
encontrar).
Saiu
também
o
Candango
Praiano (sem
capota)
na
cor
azul,
há
quem
diga
também
que
saíram de
fábrica
alguns
em
marrom
e
alguns
em
branco.
Para
não
errar
na
cor
o
correto
é pintá-lo de
VERDE
CARIBE (também
as
faixas
nesta
cor).
Samir
Há
algum
tempo
conversei
com
o
Hélio
da
Cunha,
de
São
Paulo,
ele
me
disse
que
o
Candango
vinha
de
fábrica
nas
cores
verde
claro
e
um
amarelo
parecido
com
a
cor
de
mostarda,
também
vinha
a
cor
azul
no
Candango Praiano. A
cor
predominante
era
o
verde
claro,
mas
não
sei o
nome
das
cores
naquela
época.
Minha
sugestão
é
para
que
você
pinte o
seu
Candango
de
verde
claro,
pois
nesta
cor
não
há
margem
para
erro,
atualmente
o
nome
da
tinta
é
verde
caribe, da Volkswagen, fácil
de
encontrar.
Consulte o
Hélio
da
Cunha
e
também
o Rosnel de Londrina,
pois
este
último
possui
até
tintas
de DKW
para
venda.
As
cores informadas
(verde-claro e
amarelo-mostarda)
são
realmente as
mais conhecidas e, acho
eu, as
que eram
originais de fabrica. O
modelo praiano saiu num anuncio da Vemag
pintado na
cor
azul,
com
listras brancas. No
entanto,
já ouvi relatos
que a
cor
cinza (igual do
Belcar) também foi utilizada
pela fabrica
nos
Candangos.
Temos
aqui
um
Candango 61
com
pintura
original de
fábrica e
sua
cor é
azul
claro.
Conforme
palavras do
proprietário
anterior, é o
"Azul
Primavera",
mesma
cor usada no Toyota
Bandeirantes,
mas
não lembro
mais o
ano.
O
Candango
só teve uma cor,
que
é o
verde
Candango.
Esta cor
era
padrão
da Vemag
para
o
jipe,
mas
dos 7.550
Candangos
produzidos
cerca
de 600 foram
pintados
com
a
tinta
bege
germano
que
temos
em
estoque,
R$ XX,00 o
litro
de
laca
nitrocelulose
genuína.
Para
pintar
o
jipe
inteiro
usa-se
em
torno
de 10
litros.
Rosnel
Segundo
informações
do
meu
primo,
que
trabalhou na Vemag e
em
oficinas
de revendas, a
informação
é
que,
realmente
a
cor
padrão
era
o
verde
claro,
mas
havia também
um
amarelo
mostarda
(inclusive
há propaganda
de
época
do
Candango
com
esta
cor),
em
menor
quantidade.
Mas
você
não
está enganado em
relação
ao
bege,
pois
a
fábrica
atendia
pedidos
de
clientes
e pintava o
veículo
na
cor
que
de
preferência
do
mesmo,
portanto
havia
bege,
verde
escuro
e outras
cores,
mas
conforme
o
pedido
do
cliente.
Algumas
vezes
o
Candango
era
pintado
também
nas revendas,
mas
as
cores
eram
sempre
as da Vemag, as mesmas do Belcar e Vemaguet.
Meu
pai
comprou
um
que
foi
pintado
na
revenda,
um
verde
escuro
do Belcar 62
com
faixas,
calotas
e capota
branca,
não
era
o
padrão
verde
claro
do
Candango,
mas
ficou
um
belo
carro.
(...)
Minha
posição
é de que
você
também
estará
dentro
da
originalidade
com
o
bege
ou
outra
cor,
desde
que
seja uma
cor
da Vemag. Samir.
Em relação ao chassi, não há dúvida: a pintura
do chassi original de fábrica do Candango era preto fosco.
Tipo de tinta para pintura da carroceria (por Fabio
Guilhem)
O Candango era pintado com tinta do tipo "laca de
nitrocelulose" (Duco). Na época dos DKW só existiam as tintas de
nitrocelulose e os esmaltes sintéticos para pintura automotiva. Depois é que
apareceu a tinta PU (poliuretano) e, mais modernamente, as tintas poliéster.
A vantagem da PU sobre a Laca é que a secagem da PU é por reação
química acelerada pelo catalizador e na Laca a secagem é por evaporação do
solvente. Com isso a tinta PU tem menos poros e depois de seca fica mais
brilhante e com melhor acabamento. Com as tintas poliéster o princípio é
diferente, a cor é dada por uma primeira camada fina e depois por cima é
dado o verniz para acabamento e brilho. Caso a pintura não seja metálica eu
usaria uma tinta PU que têm a vantagem de dar um acabamento parecido com o
da época e ser de melhor cobertura, escondendo melhor os defeitos da
preparação. A tinta poliéster, por ser uma camada mais fina, requer um
acabamento da base muito mais primoroso. Os carros atuais são pintados com
poliéster, acho eu mais por economia na fábrica.
Tanto a Laca quanto
a PU são fáceis de achar no mercado.
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