Sobre Terminais da Barra de Direção

 

Esses são os códigos dos terminais de direção (“ponteiras”) do jipe Candango.

 

Desafios no Reparo e Substituição dos Terminais

A questão chave é encontrar no mercado atual terminais de direção compatíveis com os originais. No grupo de discussão “Candangueiros” alguns participantes descreveram como enfrentaram esse problema. Eis os comentários:

LQ:

Necessitei terminais para as barras dianteiras (que interligam a caixa de direção e as rodas).

São 4 peças, 2 com rosca direita e duas com rosca esquerda, cada par em uma barra.

Procurei no mercado e logo vi ser impossível encontrar, no entanto a Dekabras oferecia.

Não foram baratas, mas, pelas circunstâncias, comprei.

Recebi os terminais e logo vi que, embora as roscas e os pinos cônicos fossem os mesmos, a geometria das peças era diferente.


Vide fotos anexas.


Instalei as peças novas mesmo sabendo que os terminais originais eram retos e os novos tinham um ângulo entre a extremidade roscada e a cabeça supondo que isso alteraria apenas o ajuste, o curso angular do pino absorveria quaisquer diferenças e introduziria um afastamento da barra em relação ao chassi e caixa de direção que poderia ser benéfico.
 

Posteriormente, visando renovar o conjunto traseiro, passei a buscar terminais novos, mas não queria usar o modelo com ângulo porque as barras traseiras usam, cada uma, um terminal com pino e um com furo passante (rosca esquerda e direita cada conjunto simétricos invertidos) e não queria introduzir alterações geométricas.

Medi as peças e constatei que eram terminais com rosca externa M16 x 1,5, isto é, rosca métrica 16mm, passo 1,5mm.

Busquei nas lojas e quase ninguém falava essa língua e sempre me perguntavam: Qual carro? A resposta Jipe DKW Candango já encerrava a conversa.

Busquei contato com os fabricantes.

A Nakata me deu o pior tratamento possível, transbordava desprezo, negaram-se terminantemente a disponibilizar o catálogo técnico alegando que desestimulam adaptações usando seu produto. Fui escrachado em mensagens que guardo, pelos setores técnico e marketing, como se fosse um curioso que constrói carros “Frankenstein”. No entanto, a marca quer aparecer em anúncios e postagens que envia como “amiga” dos antigomobilistas.

A Zl brasil e a Ampri disponibilizaram o catálogo técnico e pude inclusive falar com engenheira do setor técnico que me atendeu muito bem.

Ao final encontrei um terminal M16 x 1.5 disponível no Mercadocar, de carro japonês (Mitsubishi talvez). Fui ver, mas o pino, embora com o mesmo perfil, era mais largo.

Acabei comprando do Matz Auto Teile na Alemanha e pedi para um parente na Itália receber e trazer quando viesse ao Brasil.

 

RC:

Existem empresas que refazem esses pinos esféricos, ficam como novos. Aqui em Campos dos Goytacazes (RJ) tem uma empresa chamada Cardan Campos, eles fazem esse serviço e fica muito bom. Tenho oficina de veículos pesados, sempre recupero barras de direção com eles. Caso queiram tirar dúvidas, está aí o contato: 

 Cardan Campos

 22 98839 6248

Recuperei os 4 pivôs de um Landau que um cliente meu tem em 2020, estão perfeitos até hoje.

 

LQ:

Eu encontrei uma oficina de cardans que disse que recuperava. Falei com o torneiro que supostamente faria o serviço. Não senti firmeza. Não consegui saber qual o método de recuperação (usinar partes, substituir parte esférica, encher com solda e usinar, embuchar etc). Penso que, quando é bom, não precisa fazer tanto segredo. São peças de segurança....

 

RC:

Eu tenho uma barra recuperada aqui, daqui a pouco mando a foto do serviço. Eles trocam toda a parte aonde tem o pino, sacam a peça ruim e colocam uma nova. Essa Cardan Campos, eu confio porque faço serviço com eles.

 

LQ:

Eu pesquisei muito o assunto e, objetivando substituir sem alterar nada, busquei tudo que apareceu. Lembro de parte do que tentei. O do Fusca não dava, assim como de um caminhão, pois não tinham o par rosca esquerda e direita. A Nakata até poderia ter, mas os dados técnicos para eles são segredo de estado que eles protegem desacreditando quem pergunta. No Matz custa 19,64 euros cada terminal e 53,67 euros cada barra completa. Na data de hoje, mas é lá e não aqui. 

 

R:

Da linha VW serve se você trocar o tubo, pois a rosca deles é M14.

Eu tenho outra adaptação, mantendo os tubos originais, mas digamos não muito  "ortodoxa":

Terminal barra central da Kombi Corujinha. Existe só rosca direita e M16x1,5 - que é nossa medida para terminais.

Faço rosca esquerda sobre a direita.

Uso esse recurso há uns 30 anos.                                                 clique para ver o vídeo =>

RC:

O catálogo eletrônico da Viemar tem detalhes técnicos também, inclusive dá pra procurar a peça pela medida de rosca, comprimento etc.

   

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