DK-Dicas    (texto de José Pires)

 

 

JORNAL DK-DICAS                                 Edição número 1

 

Você comprou um DKW recentemente?

O que examinar?

O que trocar?

 

 

1.      VERIFIQUE O ESTADO DO DIAFRAGMA DA BOMBA DE GASOLINA

Se estiver macio, sem sinal de início de furo e também se a vela do cilindro mais da frente não estiver preta e/ou mais suja que as outras, este diafragma está OK. Se estiver ressecado, duro (carro que ficou muito tempo parado) ou com início de rasgo, troque por um novo.

Obs: este cuidado representa a vida do virabrequim, especialmente da biela da frente e dos 2 rolamentos adjacentes. Hoje em dia está muito difícil conseguir bielas e rolamentos para virabrequim.

 

2.      PARA SUA SEGURANÇA E DE SEUS OCUPANTES

a)      Retire todas as rodas, remova as panelas de freio, para verificar os burrinhos quanto à vazamentos. Examine o nível de desgaste das lonas e contaminação com graxa e/ou óleo de freio.

b)      Deite embaixo do carro; faça um exame visual dos cabos de freio de mão e do cilindro mestre (quanto à vazamentos). Caso negativo, troque o reparo completo do cilindro mestre por um novo (VARGA).

c)      Troque todo o fluído de freio por um novo de boa qualidade. Ex: Varga DOT3 ou Bosch DOT3.

d)      Examine o estado dos flexíveis de freio ou troque-os para maior tranqüilidade.

e)      Lembre-se que o sistema de freio do DKW é simples e precário para os dias de hoje, pois seu circuito é de cilindro mestre único. Qualquer vazamento acentuado, você bate o carro!

 

3.      FAÇA UMA BOA LIMPEZA NO RADIADOR E NO BLOCO DO MOTOR

a)      Remova a tampa do radiador, verifique seu estado de vedação e se não é de mola muito dura, pois o DKW usa tampa de baixíssima pressão. Na dúvida troque por uma nova igual à original.

b)      Abra a torneirinha do bloco do motor, tente desobstruir sua saída com um pedaço de arame, ou remova a torneirinha com uma chave de 14mm, para uma melhor limpeza. Injete jatos d’água, tanto por baixo (buraco da torneira) como pelo radiador, até acabar a sujeira grossa.

c)      Examine o estado das mangueiras quanto à vazamentos e ressecamentos, pois mangueiras muito duras, trincam as soldas do radiador, causando maiores despesas.

d)      Examine visualmente em um local claro, possíveis vazamentos (sinais de corrosão e óxidos) na beirada da junta do cabeçote, por todos os lados, se necessário use um pequeno espelho e uma lanterna. Se houver vazamentos, troque a junta, verificando a planicidade do cabeçote. Limpe bem os parafusos e as roscas do bloco. Não use cola na junta nova, apenas passe graxa para impregnar bem o amianto. Coloque-a no bloco, com a beirada mais larga dos anéis metálicos da junta voltados para cima. Ponha o cabeçote, coloque os parafusos e aperte-os com torquímetro de forma cruzada, começando do centro e terminando na beirada, em etapas gradativas de torques até 6Kgxm que é igual à 58,5Nm. 

Observação Importante: após rodar com o carro por dois dias em temperatura normal a meio-quente, fazer reaperto do cabeçote para perfeita vedação da junta (no dia seguinte com o motor totalmente frio), do seguinte modo: solte 1/6 de volta em cada parafuso na ordem inversa, começando pela beirada e terminando no centro de forma cruzada e reaperte conforme citado acima.

e)      Verifique também se há vazamento no anel de borracha que veda o cotovelo de alumínio ao bloco do motor. Se vazar tente um leve reaperto. Se não resolver, coloque uma junta de borracha nova, trocando também o anel de vedação da cabeça do parafuso de aperto do cotovelo.

f)        Para garantir uma duradoura limpeza do sistema de refrigeração (após ter executado todos os passos anteriores) e evitar problemas de superaquecimento, faça uma nova limpeza do sistema colocando uma nova água com o aditivo da marca WYNN’S Radiator Flush, seguindo as orientações do verso da embalagem. Após terminado o período de limpeza, esgote todo o sistema, lave bem e coloque água limpa com o aditivo WYNN’S Radiator Anti-Rust que é um poderoso protetor contra a corrosão e melhora a refrigeração do motor de maneira notável. Estes produtos podem ser encontrados nas boas lojas do ramo e postos de gasolina.

g)      Para perfeito funcionamento do sistema de arrefecimento do DKW, que é por termo-sifão, não encha o radiador até a boca, deixe + ou – 2 dedos abaixo do bocal (isto com o carro totalmente frio).

 

4.      COMO ABASTECER SEU DKW CORRETAMENTE

a)      Use somente gasolina comum de boa qualidade. Ex: Shell, Ipiranga e Texaco. Fuja dos preços muito baratos, pois certas gasolinas contém solvente de borracha, que danificam e atravessam o diafragma de borracha da bomba de gasolina, prejudicando danosamente a lubrificação do virabrequim (como foi dito no item 1).

b)      Use somente óleo 2T de boa qualidade na proporção 1:40. Ex: Mobil Outboard SAE40, Valvoline 2T ou Esso Motor Oil SAE 40 API SE (embalagem preta de 1 litro). Este especificamente é o mais adequado às necessidades do motor DKW e de acordo com a recomendação do manual do proprietário (lembre-se de colocar primeiro o óleo no tanque e depois a gasolina). Nunca use óleos para motores 4T (gasolina, álcool ou diesel) exceto o Esso Motor Oil SAE 40, embalagem preta. Além disso este óleo tem bom preço, apresentando excelente relação custo/benefício. Não gaste dinheiro a toa com óleos sintéticos 2T, pois estes óleos são excelentes apenas para os motores 2T de última geração (Jetski, kart, motores de popa).

c)      Caso seu DKW seja equipado com Lubrimat, use somente óleo SAE 20 e não óleo 2T, pois estes são de viscosidade SAE30 ou SAE40, fazendo com que o Lubrimat mande menos óleo por RPM, prejudicando o virabrequim.

 

5.      VERIFIQUE O ESTADO DAS COIFAS DE BORRACHA DAS CRUZETAS E COIFAS DO SEMI-EIXO AO CÂMBIO

      Se necessário troque por novas, de borracha macia.

 

6.      UM LEMBRETE SOBRE VELAS

Importante: nunca use velas NGK AP6F, AP5F ou Bosch equivalente (velas para Dodge, F-600 e outros V8), pois por serem de assentamento cônico, danificam as roscas do cabeçote, que é feito de uma liga de alumínio mole, espanando as roscas do mesmo (que está difícil e caro). Portanto, use somente velas adequadas: NGK A7, Bosch W175T1 ou Champion K-13 com abertura entre eletrodos de 0,5 até 0,6 mm, não use lâmina de serra pois sua espessura é  de 0,75 mm, dificultando a partida do motor.

Lembre-se: o barato pode sair caro.

Redação: José Pires Castanho Valente

Email: dkdicaspecas(a)terra.com.br   (trocar (a) por @)

 

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