Mercado 4x4  

 

O veículo 4x4 mais longevo produzido no Brasil foi o jipe Toyota Bandeirante. A título de comparação de preços da concorrência em épocas distintas do mercado, ao seu preço relativo foi atribuído o valor 100, considerado imutável durante o período. Os preços da concorrência nos anos de 1962 e 1990 (último ano antes da abertura do mercado para importação de veículos 4x4) podem ser vistos na tabela abaixo:

 

 

No segundo número da revista 4-Rodas, em 1960, a relação de preços entre jipes e automoveis nacionais era a seguinte (tabela de setembro/1960):

Kombi Furgão:          498 mil cruzeiros  Jeep Willys:                                          525 mil cruzeiros 

Willys Dauphine:      530 mil cruzeiros

Toyota Land Cruiser:                           525 mil cruzeiros 
VW Fusca:               540 mil cruzeiros  DKW Candango:                                  536 mil cruzeiros 
Kombi Luxo:             598 mil cruzeiros   DKW Candango capota de aço:         591 mil cruzeiros 
Rural Willys 4x2:     645 mil cruzeiros  Toyota Land Cruiser capota de aço:  600 mil cruzeiros 
DKW Belcar:           668 mil cruzeiros    
Rural Willys 4x4:     695 mil cruzeiros    

Com o lançamento do Candango-2 em outubro/1960, a Vemag passa a anunciar que oferece "o utilitário nacional de menor preço" vendido no Brasil.

 

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